Notícias

Centro Clínico de Braga fez mais de 50% dos ensaios clínicos de nível III em Portugal

O Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga) realizou, no primeiro semestre deste ano, mais de 50% dos ensaios clínicos de fase III em Portugal. A nível nacional foram aprovados 41 ensaios clínicos de fase III e o 2CA-Braga foi selecionado para 21 desses ensaios, procurando assim contribuir para que os avanços da investigação médica levem a benefícios clínicos diretos para os doentes.

Ler Mais +

Campanha natalícia apela ao cuidado com o coração em tempo de Covid-19

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a alertar a população para a importância de cuidar da saúde do coração, como forma de prevenção da doença coronária ou das suas consequências. Com o mote “Este Natal dê um presente ao seu coração”, a campanha relembra que deve ter cuidado com os excessos natalícios;

Ler Mais +

COVID:19: O que esperar da nova vacina?

A COVID-19 tem sido em 2020 o “inimigo” número um da humanidade, não só ao nível da saúde como também a nível social e económico. A sociedade teve de se adaptar, e as empresas da área da saúde também.

Ler Mais +

José Mourinho no Congresso Nacional de Cirurgia Ambulatória

A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA) e o Clube de Anestesia Regional (CAR) vão receber José Mourinho, no seu XI Congresso Nacional de Cirurgia Ambulatória, que se realiza entre 11 e 12 de dezembro, pela primeira vez, em formato virtual. O treinador de futebol marca presença neste evento da APCA para, em entrevista, falar sobre “Liderança e team work”.

Ler Mais +

Dezembro volta a ser o Mês da Medicina Interna

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) volta a promover o Mês da Medicina Interna, em dezembro, com o objetivo de destacar a importância desta especialidade médica e dos internistas, nos vários setores do exercício da medicina, em particular no SNS. A iniciativa insere-se nas comemorações do 69º aniversário da SPMI.

Ler Mais +

Calosidades podem ser prevenidas

As calosidades, comummente denominadas por calos, constituem uma camada espessa de células mortas, que se forma no seguimento da contínua pressão exercida pela utilização de meias ou calçado inadequados, assim como pelo excessivo esforço físico a que o pé pode ser submetido.

Ler Mais +

Congresso virtual reuniu 250 participantes nacionais e internacionais

A Associação Portuguesa de Podologia (APP) realizou o XV Congresso de Podologia, entre os dias 12 a 14 de novembro. A iniciativa que contou com a participação de mais de 20 palestrantes, alcançou um número muito significativo de congressistas, com 250 inscritos, naquele que foi o primeiro Congresso da Associação em formato online.

Ler Mais +

Vídeo consciencializa população para a angioplastia coronária

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) acaba de lançar um vídeo, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da angioplastia coronária, um procedimento minimamente invasivo para desobstrução das artérias coronárias. O vídeo vai ser disponibilizado às autarquias e às unidades de saúde a nível nacional.

Ler Mais +

Antibioterapia. Da farmacologia à terapêutica: o melhor uso possível.

Conhecemos hoje, melhor do que nunca, a população microbiológica associada aos doentes com infeção que tratamos na Medicina Interna. Para isto contribui uma crescente capacidade laboratorial para a sua identificação e pela consciência da necessidade do conhecimento – para cada realidade epidemiológica – do seu padrão de sensibilidade/resistências aos antibióticos.

Ler Mais +

A prática clínica em hospitalização domiciliária

O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI), da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), vai realizar o Curso de Hospitalização Domiciliária (HD) nos dias 4 e 5 de dezembro de 2020, em formato híbrido: presencialmente na sede da SPMI, em Lisboa, e em formato digital.

Ler Mais +

Parar de fumar em ano de pandemia: uma vantagem extra

Desde 1984 que é comemorado em Portugal, a 17 de Novembro, o Dia Nacional do Não Fumador. A data visa, primeiro que tudo, celebrar a saúde e congratular todos os Portugueses que decidem não fumar. É também uma oportunidade para sensibilizar as populações para os factores de risco associados ao consumo de tabaco, assim como um convite de mudança aos Portugueses que fumam.

Ler Mais +