Notícias

Gripe ou COVID-19, é possível distinguir?

O tempo mais frio está a chegar, as empresas estão a desconfinar, as aulas estão a começar e, de acordo com as últimas estatísticas, o aumento de casos de COVID-19 tem estado diretamente relacionado com a aproximação das famílias. Adicionalmente, todos os dias observamos colegas de trabalho nos seus momentos de lazer, a almoçar e/ou a tomar café, frente a frente nos restaurantes e sem máscara.

Ler Mais +

Optometristas alertam para perigo de desinfetantes na visão das crianças

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) alerta para a necessidade de colocação de sinalética e informação, nas escolas e infantários, relativa aos riscos de complicações oculares na eventualidade do contacto ocular com desinfetantes ou soluções alcoólicas para as mãos, em particular no caso de crianças, assim como solicita precauções extraordinárias no manuseamento por crianças.

Ler Mais +

Nova descoberta encontra origem comum para as seis principais doenças psiquiátricas

Uma investigação mundial, que conta com a participação de uma equipa da Escola de Medicina da Universidade do Minho, descobriu que há alterações do córtex, o tecido que constitui o cérebro, que são comuns às seis principais doenças psiquiátricas, e que acontecem logo no período pré-natal ou muito precocemente no desenvolvimento da pessoa. O estudo analisou o cérebro de mais de 12.000 pessoas que sofrem de défice de atenção/hiperatividade, autismo, doença bipolar, perturbação depressiva, perturbação obsessivo-compulsiva e esquizofrenia.

Ler Mais +

Investigadora quer reduzir número de mortes por malária

O Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho está a desenvolver um projeto de investigação, para encontrar novos tratamentos para a malária, uma doença que, em 2018, atingiu 228 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais 405 mil acabaram por morrer, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

Ler Mais +

Aleitamento materno: o melhor para os bebés

A amamentação é a melhor forma de alimentar os bebés, sendo os benefícios mais óbvios para o bebé e a mãe, mas estendendo-se a toda a família e sociedade. É a forma mais antiga, natural e universal de alimentação dos pequenos humanos.

Ler Mais +

Autarquias alertam para importância do diagnóstico precoce da escoliose

Dia Internacional de Sensibilização para a Escoliose assinala-se a 29 de junho A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) vai promover uma campanha de sensibilização para a escoliose, com a colaboração de 16 Câmaras Municipais, que se uniram à iniciativa e que vão apoiar a divulgação de um vídeo informativo. Estima-se que a escoliose afete cerca de 2 a 3 por cento dos adolescentes.

Ler Mais +

Campanha alerta população portuguesa para o enfarte agudo do miocárdio

Delta Cafés divulga campanha Cada Segundo Conta A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) vai promover uma iniciativa para a consciencialização do enfarte agudo do miocárdio, em parceria com a Delta Cafés, durante mês de junho. A campanha Cada Segundo Conta vai fazer parte do dia a dia dos portugueses, através da sua divulgação nos pacotes de açúcar que acompanham o café.

Ler Mais +